Paróquia São Vicente de Paulo

Notícia

25 de Maio de 2021 | Homilia

Vida de Rita é repleta de ensinamentos

Missão dos santos é rezar por nossa salvação

Leniéverson, Pascom - 22/05/21Leniéverson, Pascom - 22/05/21

Revisitando os aspectos mais edificantes da vida de Rita de Cássia, padre Lenilson lembrou, na Missa em sua honra, dia 22/05/21, na capela do Parque Prazeres, que seu grande sonho era consagrar-se completamente a Deus, por meio da vida religiosa, mas seu pai fez com que se casasse. Seu marido, um homem violento, a fez sofrer por 18 anos. Teve dois filhos e em todo esse tempo ela rezou por sua conversão.

- Eis aí um grande ensinamento: todos nós rezamos pela conversão de alguém e achamos que isso tem que acontecer de forma imediata. Se assim fosse, Deus faria de nós filhos mimados, que não aprendem a esperar. E aprender a esperar é fruto do Espírito Santo - ensinou o padre.

Finalmente, a oração de Rita foi atendida, e seu marido ingressou em um caminho de conversão. No entanto, pouco tempo depois ele foi assassinado por pessoas a quem tinha feito mal em sua trajetória anterior.

Como ressalta padre Lenilson, estes são dois grandes pedidos da pessoa que está no Espírito Santo: conversão e salvação. Ambos foram concedidos por Deus a Rita. Mas sua vida difícil não parava por aí: seus filhos prometeram vingar a morte do pai. Rita, vendo seus filhos sendo tomados pelo ódio e pelo desejo de vingança (o que não é próprio dos filhos de Deus), rezou pela conversão dos seus filhos a ponto de pedir: "Senhor, se meus filhos tiverem que tirar a vida de alguém, que o Senhor tire a vida deles primeiro!" E o que acontece? Os filhos adoecem, se convertem e, antes de morrer, perdoam aos assassinos do pai. Como tinha ocorrido com seu marido, Rita não conseguiu vida longa para os filhos, mas sim a eternidade.

- Ainda que os santos sejam nossos intercessores nas dificuldades da vida, o papel essencial de um santo é nos ajudar a encontrar a salvação - explicou o sacerdote.

Por fim, Rita ingressou no mosteiro das irmãs Agostinianas, onde foi recebida com muita desconfiança. Ela entrou de forma milagrosa naquele mosteiro, e as irmãs começam a testar a sua fé. A madre superiora mandou Rita regar um galho seco, que não tinha mais vida. Rita cumpria a tarefa todos os dias, regando o galho, até que ele começou a brotar, em mais um aspecto edificante de sua vida, por mostrar a importância da fé e da obediência.

 

Leia também:

Festa de Santa Rita: é o Espírito quem santifica



Rádio Online

Santa Missa ao Vivo

Vídeo da Semana


Homilia da missa do 6º domingo da Páscoa, 14/05/23

Facebook