Paróquia São Vicente de Paulo

Notícia

26 de Março de 2016 | Procissão da Soledade

Comunidade caminha com a Virgem

Às 4h da madrugada, fiéis entram em comunhão com a solidão de Maria sem Jesus

Gustavo Smiderle, PascomGustavo Smiderle, PascomGustavo Smiderle, PascomGustavo Smiderle, Pascom

Foi um termômetro do envolvimento da comunidade paroquial com as atividades desta Semana Santa: às 4h da manhã deste Sábado Santo (26/03/16), mais de uma centena de fiéis se reuniu com o padre Giovanni Fernandes na Procissão da Soledade, que revive a solidão da Virgem Maria enquanto seu Filho esteve sepultado. A caminhada saiu da Matriz, percorreu algumas ruas do entorno e retornou ao mesmo local ainda antes do amanhecer.

Ao longo do percurso, orações, cânticos sóbrios e meditação sobre as sete dores de Nossa Senhora - desde a apresentação de Jesus menino no Templo de Jerusalém, quando o velho Simeão profetizou que uma espada traspassaria a alma da mãe do Messias, até o sepultamento de Jesus.

Esta foi a quinta manifestação de fé da comunidade paroquial pelas ruas desde o início da Semana Santa. No Domingo de Ramos, 20/03/16, os católicos da São Vicente se juntaram aos irmãos das demais paróquias e quase paróquias de Guarus na Caminhada de Oração pela Paz. A caminhada partiu da Matriz de Santo Antônio e percorreu todo o trecho da Avenida Francisco Lamego (Beira-Rio) até se dirigir à Matriz de São Vicente. Na Terça-Feira Santa, 22/03/16, ocorreu a peregrinação penitencial da paróquia à Catedral do Santíssimo Salvador, com passagem pela Porta Santa da Misericórdia e celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Giovanni Fernandes e concelebrada pelo Monsenhor Dilson. Na Quarta-feira Santa, 23/03/16, a tradicional Procissão do Encontro saiu do Hospital Geral de Guarus (homens, com o estandarte do Senhor dos Passos) e da Capela Santa Edwiges, junto ao CSU (mulheres, com o emblema de Nossa Senhora das Dores), encontrando-se perto da Matriz. Na Sexta-feira da Paixão, adolescentes e jovens da paróquia encenaram a Via Sacra pelas ruas, partindo do Hospital de Guarus. E na madrugada do Sábado Santo, aconteceu pela primeira vez na paróquia a Procissão da Soledade.

A liturgia da Vigília Pascal, mais importante solenidade da Igreja, será celebrada a partir das 20h, na Matriz, com presença de todas as comunidades. 

- A ressurreição de Jesus é o centro da nossa fé: Cristo morto e ressuscitado. É o que nós acreditamos, anunciamos e celebramos - resumiu o padre Giovanni ao dar a bênção e despedir o povo no final da procissão da madrugada deste sábado.  



Rádio Online

Santa Missa ao Vivo

Vídeo da Semana


Homilia da missa do 6º domingo da Páscoa, 14/05/23

Facebook