Paróquia São Vicente de Paulo

Notícia

25 de Maio de 2015 | Cíngulo

Entenda o significado deste objeto

Cingir os rins significa prontidão para o serviço

Divulgação

A comunidade de Santa Rita de Cássia, no Parque Prazeres, presentou os padres que presidiram as celebrações litúrgicas do Tríduo e Festa da padroeira do bairro, de 19 a 22/05/15, com um cíngulo. Feliz com o presente, o padre Giovanni (que presidiu a Missa do dia 22/05) explicou que o cíngulo é uma espécie de corda posta em volta da cintura do sacerdote cujo significado simbólico é cingir os rins, ou seja, estar pronto para o serviço de Deus.

Como se trata de um elemento pouco familiar à compreensão dos fiéis, transcrevemos abaixo uma explicação detalhada do significado do deste artefato, compartilhando mensagem enviada por um paroquiano. Gentilmente, Ronaldo Barros, que tem atuado em diferentes frentes pastorais na São Vicente, enviou uma explicação que lhe chegou a partir de uma colega da Escola de Teologia para leigos Mater Ecclesiae

Confira:

 

"... O autor aqui compara os rins com a verdade. Ele deixa claro que o rim é um filtro e a verdade deverá ser como um filtro que prepara o cristão para a ação. Cingir os rins, portanto, significa se preparar para a luta, a batalha à luz da verdade que é Jesus.

Quando um israelita necessitava de liberdade para correr ou trabalhar, levantava a barra da túnica e a prendia no cinto, ficando com os movimentos mais livres.

Isso era chamado de "cingir os lombos", e a frase tornou-se uma metáfora para os preparativos, como em I Pedro 1,13.

"Cingir os lombos" significa "colocar o cinturão". Antigamente, homens e mulheres usavam roupas soltas, e quando iam fazer algum trabalho físico amarravam um cinto para se movimentarem de forma livre. Colocar o cinto fazia parte da preparação para o trabalho pesado.

Antes de colocar qualquer peça da Armadura, devemos "amarrar" a verdade em nós, o cinto da verdade. Esse cinto nos permitirá movimentos livres. Atente para dois versículos:

1. "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará" (Jo 8,32)

2. "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14,6)

Vestir a primeira peça da Armadura de Deus: a Verdade

"Mantendo-vos, portanto, firmes, tendo cingidos os vossos rins com a verdade…" (Efésios 6, 14a* Bíblia - Franciscanos Capuchinhos)

O cingir dos rins, ou lombos, é o primeiro passo, segundo a Palavra de Deus, na preparação para a guerra espiritual entre os cristãos e o mundo, compreendida como o papel do serviço do crente para a glória de Deus. No Antigo Testamento o cingir dos lombos é um passo preparatório, ou prévio, a uma tomada de ação relacionada com uma ordem específica de Deus. 

Quando da instituição da primeira Páscoa, em antecipação à saída do Egito, Deus ordenou ao seu povo que comesse, mas tendo primeiro cingido os seus lombos, portanto, preparando-se para o que se iria seguir:

"Comê-la-eis desta maneira: os rins cingidos, as sandálias nos pés, e o cajado na mão. Comê-la-eis à pressa. É a Páscoa em honra do Senhor." (Êxodo 12, 11).

Também no Novo Testamento, para além de Paulo, Pedro falou na preparação para servir (em grego: dio anazwsamenoi tav osfuav thv dianoiav, também traduzido: "cingindo os lombos do vosso entendimento"):

"Por isso, de ânimo preparado para servir e vivendo com sobriedade, ponde a vossa esperança na dádiva que vos vai ser concedida com a manifestação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vos conformeis com os antigos desejos do tempo da vossa ignorância; mas, assim como é santo aquele que vos chamou, sede santos, vós também, em todo o vosso proceder, conforme diz a Escritura: ‘Sede santos, porque eu sou santo’." (1 Pedro 1, 13-16).

A Verdade é aquilo que filtra, prende a informação que nos influencia, em linha com a Palavra de Deus e o Espírito Santo, donde resulta o conhecimento. É como que uma rede, formada pela Palavra e pelo discernimento do Espírito, através da qual toda a informação é escrutinada, para dela obter o entendimento.

A importância da Verdade

(1) É pela verdade que somos salvos: "Foi nele, ainda, que vós ouvistes a palavra da verdade, o evangelho que vos salva. Foi nele ainda que acreditastes e fostes marcados com o selo o Espírito Santo prometido, o qual é garantia da nossa herança…" (Efésios 1, 13-14).

(2) É pela verdade que somos santificados e crescemos na maturidade espiritual: "Consagra-os na Verdade; a Verdade é a tua Palavra." (João 17, 17).

(3) É pela verdade que as nossas mentes são renovadas e transformadas, da condição de ignorantes para a condição de nascidos de novo, pensando de acordo com a Palavra de Deus e agindo segundo o seu Espírito: "É isto, pois, o que digo e recomendo no Senhor: não volteis a proceder como procedem os gentios, no vazio da sua mente…nele fostes instruídos, conforme a verdade que está em Jesus: que deveis, no que toca à conduta de outrora, despir-vos do homem velho, corrompido por desejos enganadores; que vos deveis renovar pela transformação do Espírito que anima a vossa mente; e que deveis revestir-vos do homem novo, que foi criado em conformidade com Deus, na justiça e na santidade próprias da verdade." (Efésios 4, 17-24).

(4) A verdade é base da união cristã (Efésios 4, 5, 13).

(5) É pela verdade que a igreja é edificada (Efésios 4, 15, 25, 29).

(6) A verdade é essencial para adorarmos Deus: "Deus é Espírito, por isso os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade." (João 4, 24).

(7) A igreja é um meio divino pelo qual Deus revela e manifesta a verdade: "…casa de Deus, esta igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade" (1 Timóteo 3, 15). Ver Efésios 3, 8-10.

(8) A verdade é o conhecimento ao qual nunca chegaríamos por nós mesmos, não fosse a graça de Deus em nos providenciar essa revelação. A verdade proporciona aos cristãos uma forma completamente nova de pensar e agir, que é dramaticamente diferente da do mundo (4, 1-6. 9).

(9) Jesus Cristo é a Verdade, logo desviarmo-nos da verdade é desviarmo-nos dele: " Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim." (João 14, 6).

(10) A verdade expõe as ciladas, os esquemas e as mentiras de Satanás. "E se eu perdoei - na medida em que tinha de o fazer - foi por amor de vós, na presença de Cristo, para que não sejamos enganados por Satanás, já que não ignoramos as suas maquinações." (2 Coríntios 2, 10-11).

Vestir a Verdade

Pilatos cinicamente perguntou a Jesus: "O que é a verdade?" (João 18, 38). Hoje em dia não falta quem pergunte o mesmo. A Bíblia assegura-nos que conheceremos a verdade, e ela nos tornará livres (João 8, 32). O profeta Isaías escreveu: "Brotará um rebento do tronco de Jessé, e um renovo brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor...justiça será o cinto dos seus rins, e a lealdade circundará os seus flancos." (Isaías 11, 1-5)

A armadura cristã é simplesmente a armadura de Jesus Cristo. Vestir a armadura de Deus é revestirmo-nos de Cristo: "Sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de acordardes do sono… Despojemo-nos, por isso, das obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz....revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não vos entregueis às coisas da carne, satisfazendo os seus desejos" (Romanos 13, 11-14).

Vestirmos a verdade começa por colocarmos a nossa confiança em Cristo, naquele que é a Verdade. E, em seguida, implica viver num processo de santificação na verdade, segundo o projeto a longo prazo: eterno, de Deus (João 17, 17, 19). Isto acontece quando e se deixarmos de seguir a forma de pensar antiga, pela transformação e renovação das nossas mentes através da Palavra de Deus e do seu Espírito (Romanos 12, 1-2; Efésios 4, 17-24). O que acontece quando o cristão não mente e fala a verdade no amor ao irmão, para sua edificação (Efésios 4, 15, 25, 29). Também implica que nos desviemos de tudo o que não seja a verdade (Filipenses 4, 8), e todas as formas de "conhecimento" que nos afastem de Cristo (Colossences 2). Significa enfim viver a Palavra de Deus e deixarmo-nos conduzir pelo Espírito Santo.

 



Rádio Online

Santa Missa ao Vivo

Vídeo da Semana


Homilia da missa do 6º domingo da Páscoa, 14/05/23

Facebook