Paróquia São Vicente de Paulo

Notícia

13 de Maio de 2016 | Formação

Mater Ecclesiae é opção para aprofundar a fé

Curso de teologia para leigos já formou paroquianos da São Vicente

Roni Lisboa, Pascom

Felizmente há cada vez mais católicos com sede de conhecer e viver melhor o Evangelho, e uma das opções é a Escola Eclesiástica de Estudos Bíblicos e Teológicos "Mater Ecclesiae". Oficializada em nível diocesano em 1992 e funcionando hoje em instalações do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a escola já ajudou na formação de vários fiéis da Paróquia São Vicente de Paulo. As aulas ocorrem segundas e terças, das 18h30 às 22h, com duração total de quatro anos.

- Primeiramente, a Escola é uma bênção de Deus que recebi através do padre Giovanni. Foi ele que me encaminhou para ela. Também foi através da Escola que eu passei a amar mais a Igreja Católica - afirma o paroquiano Ronaldo Barros, da Pastoral Missionária, que cursa o quarto e último ano da formação. O depoimento consta do site da Escola, recentemente inaugurado.

Também passaram ou estão passando pela instituição paroquianos como Joseni Monteiro de Souza, da Pastoral Missionária, o diácono João Batista Moreira e Gustavo Smiderle, da Pastoral da Comunicação.

- Eu recomendo, acho que todos deveriam fazer o curso. É um grande aprendizado - diz Joseni, que se diplomou em 2014 e vai voltar no segundo semestre deste ano para cursar uma disciplina recém-instituída.

Não é para menos: ao longo dos quatro anos da formação, os estudantes cursam disciplinas como Doutrina Social da Igreja, Ecumenismo, Filosofia, História da Igreja, Introdução ao Direito Canônico, Liturgia, Psicopedagogia da Catequese, Sagradas Escrituras, Teologia Moral, Teologia e Pastoral da Comunicação e Teologia Sistemática, que inclui vários subtópicos, como Igreja e Graça, Escatologia, Cristologia e Mariologia, entre outros.

Para se matricular na Escola Mater Ecclesiae é preciso carta de recomendação do pároco. Além de permitir um novo patamar no aprofundamento da fé católica, a formação propicia o contato com outros fiéis sedentos e dispostos a "pescar em águas mais profundas".



Rádio Online

Santa Missa ao Vivo

Vídeo da Semana


Homilia da missa do 6º domingo da Páscoa, 14/05/23

Facebook