Paróquia São Vicente de Paulo

Notícia

27 de Março de 2016 | Ressuscitou!

Vigília Pascal celebra vitória de Cristo

Não apenas celebrar, mas viver como ressuscitados

Leniéverson, PascomLeniéverson, PascomLeniéverson, PascomLeniéverson, PascomLeniéverson, PascomLeniéverson, PascomGustavo Smiderle, PascomGustavo Smiderle, Pascom

A comunidade paroquial de São Vicente de Paulo participou intensamente e em grande número, na noite deste sábado, 26/03/16, da Vigília Pascal, a Missa solene que atualiza o momento em que o Senhor Jesus venceu a morte e saiu vivo do sepulcro de Jerusalém. Foi uma grande festa, que teve no momento do canto do "Glória" um de seus traços mais simbólicos: ali a Igreja se revestiu de contagiante alegria, e as imagens dos santos de Deus (que estiveram cobertas durante a Quaresma) foram desveladas, indicando que a ressurreição de Jesus reabriu as portas do céu para a humanidade.

A liturgia começou a ser celebrada no pátio da igreja Matriz, com o rito do fogo novo, simbolizando a luz de Cristo que se irradia por entre os seus discípulos de todos os tempos. Depois houve uma maratona de leituras bíblicas que resumiram a história da salvação, sempre entremeadas por salmos cantados com esmero pelos músicos da paróquia. Por fim, o relato evangélico do sepulcro vazio e das mulheres que por primeiro receberam dos anjos a notícia da ressurreição.

Ha homilia, o padre Giovanni Fernandes repassou leitura por leitura apontando como o Velho Testamento se faz compreender pelo Novo, ou seja, à luz da ressurreição de Jesus. Assim, por exemplo, o sétimo dia da Criação, em que Deus contempla como bom tudo o que tinha feito, tem seu paralelo no momento em que Jesus deixa o sepulcro e contempla como muito boa a obra da nova criação, ou seja, da humanidade redimida pelo seu sacrifício na cruz.

Ao final da Missa ainda houve tempo para uma breve encenação do relato evangélico, culminando com a aparição gloriosa do Senhor ressuscitado.

Neste Domingo de Páscoa, 27/03/16, a Santa Missa será celebrada às 7h30 na Matriz (com primeira Comunhão das crianças), às 9h30 na Capela São Jorge, às 18h na Capela Santa Rita, do Parque Prazeres (com primeira Comunhão) e às 19h30 novamente na Matriz.



Rádio Online

Santa Missa ao Vivo

Vídeo da Semana


Homilia da missa do 6º domingo da Páscoa, 14/05/23

Facebook